Tina Modotti

A força das mulheres é destaque em sua obra.

Tina Modotti, mulher, militante e artista, nasceu  em 16 de agosto de 1896 na cidade de Udine, no norte da Itália, batizada como Assunta Adelaide Luigia Modotti Mondini. Trabalhou como atriz, editora e fotógrafa, foi filiada ao Partido Comunista Mexicano, integrante do Escudo Rojo Internacional e voluntária na Guerra Civil Espanhola. 


Tina Modotti, Mulher com bandeira, México, 1928

Seu primeiro contato com a fotografia foi na infância, quando visitou o estúdio fotográfico de seu tio Pietro Modotti. Com 21 anos, se casou com o poeta e pintor Roubaix de l’Abrie Richey, mais conhecido como “Robo”, passando a conviver com artistas da Califórnia, entre eles o fotógrafo Edward Weston, com quem retomou seu contato com a fotografia. Em 1923, Tina Modotti se mudou para o México, onde posou como modelo para alguns murais de Diego Rivera. Em um deles, apareceu ao lado de Frida Kahlo, com quem manteve uma amizade. 

Inicialmente, a obra de Tina Modotti mostra a beleza da natureza, como as flores. Entretanto com o passar dos anos, isso muda e ela começa a retratar a vida dos trabalhadores mexicanos. Um dos temas que ela aborda é a representação feminina, na qual é ressaltada a beleza e a força das mulheres fotografadas.

 Tina Modotti ,1926



Tina Modotti, 1929


   Tina Modotti, 1926


  Tina Modotti, 1929


#galeria é uma coluna de caráter informativo. Trata-se de uma série de postagens que apresenta um recorte da obra de uma fotógrafa ou fotógrafo de relevância artística, cultural, histórica, política ou social, acompanhadas por uma breve biografia sua. Quer conhecer outras postagens desta coluna? É só seguir este link.


Links, Referências e Créditos

  • FELDEN, Adriana. O trabalho fotográfico de Tina Modotti:A representação feminina na sua obra. São Paulo. 2016.
  • DEVEZA, Felipe. A inapagável flama revolucionária de Tina Modotti. A Nova Democracia. 2011. Disponível em : https://anovademocracia.com.br/no-77/3428-a-inapagavel-flama-revolucionaria-de-tina-modotti
  • DORNELES, Deb. Tina Modotti. Nítida fotografia e feminismo. 2016. Disponível em: https://nitidafotografia.wordpress.com/2016/06/29/tina-modotti/


Comentários